Sobre a Prisão Domiciliar de Rafael Braga

Sobre a prisão domiciliar do Rafael Braga.png

Ontem foi expedido o alvará de soltura do Rafael, concedendo a prisão domiciliar para o tratamento da tuberculose que adquiriu em cárcere. Hoje o Rafael foi levado para casa. Vemos esse acontecimento como uma vitória importante, fruto de mais de 3 anos de incessante mobilização autônoma para garantir alguma justiça ao caso e alguma dignidade ao Rafael Braga. Mobilização essa feita com muito carinho e respeito ao Rafael e a sua família; para além da luta por sua liberdade, sempre procuramos o escutar e atender a suas necessidades bem como de sua mãe – a guerreira Dona Adriana – e sua família. A campanha se vê vitoriosa não só agora, mas em cada um desses dias nos quais estávamos mobilizados e garantindo alguma dignidade ao Rafael e à sua família.

É fundamental que Rafael seja tratado agora em casa e que consiga ter algum fôlego diante desses longos anos no presídio. No entanto, sabemos que ele, apesar de estar em casa agora, segue preso, não pode se deslocar e após o tratamento terá que retornar à prisão comum. A liberdade para o Rafael Braga ainda não foi conquistada, muito pelo contrário.

O momento do Rafael é delicado, requer cuidado, recolhimento e atenção. Façamos textos e compartilhemos sobre suas necessidades e sobre as medidas a serem tomadas nesse momento em seu benefício. Mas pedimos: não o exponham. Rafael e sua família querem aproveitar esse momento de forma discreta, na presença de seus amigos próximos e sem os holofotes da mídia. Esta Campanha sempre se orientou, primeiramente, pelas vontades e demandas de sua família, e não pelo o que nós achamos que seria melhor para eles.

A imagem do Rafael Braga Vieira desdentado, castigado pelo Estado não é imagem de vitória de pressão popular, mas a expressão da perversidade dos maus tratos a que pretos e pobres estão expostos cotidianamente, resultado do atual sistema penal racista e desumano que temos no Brasil.

Seguimos fortalecidos, conscientes e confiantes de que a nossa organização tem muita força. O povo negro mostra sua força mais uma vez. Um jovem negro e pobre, perfil característico do sistema prisional brasileiro, hoje dorme em casa, ao lado de sua família. Essa é uma grande vitória de toda a mobilização e organização popular em prol da causa. A luta está longe de acabar, mas está mais forte.

Exigimos a completa e irrestrita Liberdade a Rafael Braga!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s